Prefeitura

História

O município foi criado pela Lei nº 082, de 4 de novembro de 1994, em terras desmembradas do município de São João da Baliza. Sua instalação se deu em 1997 

 

Geografia

Localiza-se na microrregião do Sudeste de Roraima, mesorregião do Sul de Roraima. Fica à distância de 338Km de Boa Vista. A população estimada em 2006 era de 5901 habitantes e a área é de 12.066 km², o que resulta numa densidade demográfica de 0,489 hab/km². O relevo é composto por superfície plana, representando 70% dá área, áreas alagáveis ou inundáveis (terraços fluviais) e relevo fortemente ondulado, representando 20% da área. Já a cobertura vegetal do município é de floresta ombrófila densa. A população indígena tem uma participação em relação ao total do Município de 52,70%.

 

Localidades principais

Segue uma relação de das principais localidades não-índigenas do município e suas respectivas populações segundo o Censo de 2010.

  • 3.324 habitantes - Caroebe (sede)
  • 1.144 habitantes - Vila Entre Rios

 

Clima

O clima do município é de tipo tropical chuvoso e sem estação seca, com uma precipitação pluviométrica relativamente elevada, permitindo o desenvolvimento da zona de mata florestal. A precipitação pluviométrica é entre 1.500 mm e 1.750 mm. A média da temperatura anual é de 28 °C. O intervalo de variação de temperatura no ano, situa-se entre 26º e 38 °C.

Limites

  • Ao Norte: com a Guiana e Caracaraí;
  • Ao Sul: com o Estado do Amazonas (Nhamundá e Urucará);
  • A Leste: com o Estado do Pará (Oriximiná);
  • A Oeste: com com São João da Baliza e Caracaraí.

 

Agricultura

O município tem vocação para o meio agrícola. Logo, a produção está direcionada para as culturas do arroz, mandioca, banana, milho e laranja. No entanto, a variedade de produtos com perspectivas de cultivo é bastante vasta. Pode-se citar como exemplo o cacau, o café, a cana-de-açúcar, o urucu, o coco e a pupunha. Um dos principais produtos agrícolas do município de Caroebe, a banana, é comercializada nos mercados de Boa Vista e Manaus. Em relação à pecuária, o potencial do município está voltado para o gado de leite e corte. Já o extrativismo vegetal está representado na região pela extração da castanha, do louro, do angelim, do roxinho, da maçaranduba e da cupiúba.